OUC Regenera Dilúvio é selecionada para Bienal de Arquitetura

Mudanças Climáticas são foco desta edição com contribuição da Profill

Profill contribui com urbanismo no combate às mudanças climáticas em exposição, nesta edição da Bienal dedicada aos extremos do clima.

A Operação Urbana Consorciada (OUC) Regenera Dilúvio, iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), foi selecionada entre 450 projetos de todo o mundo, para participar da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18/9 a 19/10.

O trabalho está em desenvolvimento pelo Consórcio Regeneração Urbana Dilúvio, formado pelas empresas Profill, Pezco e Consult.

A edição EXTREMOS traz foco às mudanças climáticas e soluções que o planejamento urbano pode ofertar. A OUC Regenera Dilúvio contribui com este cenário ao buscar a integração de desenvolvimento urbano, sustentabilidade ambiental e infraestrutura, considerando os impactos dos eventos climáticos recentes na capital gaúcha, e preparar o território para que as transformações urbanísticas ocorram com o devido suporte e coesão com o planejamento municipal.

Dentre as diversas propostas para a região da Avenida Ipiranga e entorno, destaca-se a criação de um parque linear às margens do Arroio Dilúvio, que funcionará como eixo ambiental e de lazer que estimula a transformação urbana das quadras adjacentes.

Juliana Tonet, Diretora da Profill e membro da coordenação da OUC Regenera Dilúvio, celebra:

“Ficamos muito felizes que este trabalho, tão multidisciplinar, tenha sido escolhido para a Bienal!
A proposta do Parque já bastante positiva, uma vez que busca melhorar a ambiência urbana e despoluir o Arroio Dilúvio, mas destaco, ainda, a questão da integração com a Cidade e o uso de Soluções Baseadas na Natureza, com a rede verde azul.”

Arquiteto e urbanista Marlon Longo

O arquiteto e urbanista, Marlon Longo, que liderou a candidatura da OUC Regenra Dilúvio na Bienal destaca.

“A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que teve sua primeira edição em 1973, é um dos principais fóruns da arquitetura e urbanismo no Brasil.
A inclusão da Operação Urbana Consorciada Regenera Dilúvio na exposição é uma oportunidade para apresentarmos uma proposta em escala urbana, sensível ao impacto dos eventos climáticos extremos em Porto Alegre e comprometida com a transformação integrada e sustentável do território no contexto brasileiro.”

Saiba mais sobre o projeto em www.regeneradiluvio.com.br

Equipe do Consórcio Regenera Dilúvio, formada por Profill, Pezco e Consult.
Equipe do Consórcio Regenera Dilúvio
Ilustação da Operação Urbana Consorciada Regenera Dilúvio - Profill, Pezco e Consult
Ilustação da Operação Urbana Consorciada Regenera Dilúvio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar