Operação Urbana Consorciada da Nova Ipiranga terá Audiência Pública

Porto Alegre terá audiências públicas sobre Operação Urbana Consorciada da Nova Ipiranga

A Prefeitura de Porto Alegre realiza no dia 28 de janeiro de 2026 audiências públicas para discutir a Operação Urbana Consorciada da Nova Ipiranga. Os encontros acontecem de forma presencial no Auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre – SMAMUS (Rua Luiz Voelcker, nº 55, Bairro Três Figueiras).

Pela manhã, a partir das 8h30, serão apresentadas e debatidas as propostas dos estudos urbanísticos, sociais, econômicos, jurídicos, ambientais e de mobilidade, além da minuta do Projeto de Lei que institui a OUC. À tarde, às 14h, será a vez da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), necessários para o licenciamento prévio da operação. As audiências terão transmissão ao vivo pelo canal da SMAMUS no YouTube.

A Operação Urbana Consorciada da Nova Ipiranga apresenta um conjunto de intervenções que reforçam o compromisso com a transformação urbana sustentável e a melhoria das condições do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. A iniciativa terá vigência de 25 anos, período considerado adequado para a implementação das obras previstas, garantindo tempo hábil para consolidar os benefícios esperados e promover impactos positivos duradouros na cidade.

Com foco na criação de um parque linear ao longo das margens do arroio e em melhorias no sistema de esgotamento sanitário e drenagem urbana, a operação busca integrar a preservação ambiental ao desenvolvimento socioeconômico, promovendo uma cidade mais resiliente, inclusiva e acessível.

A OUC planeja implementar mudanças nos parâmetros urbanísticos para novos empreendimentos, incentivando o desenvolvimento sustentável e inclusivo, com aumento da densidade populacional, expansão das atividades econômicas e simplificação do processo de licenciamento para novos projetos dentro da área de transformação. Essas medidas visam gerar receita para financiar as intervenções propostas e promover a requalificação ambiental e urbanística da região de interesse.

As audiências públicas serão um espaço para que a população conheça as propostas da Prefeitura, esclareça suas dúvidas e contribua antes do envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal.

O evento contará com transmissão pelo Canal da Smamus no YouTube.

INSCRIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES

Inscrições disponíveis até às 13h de 27/01/2026

Contribuições escritas podem ser enviadas até às 12h de 04/02/2026

Formulários disponíveis em:www.regeneradiluvio.com.br

Mais informações sobre o projeto:

https://prefeitura.poa.br/smamus/audiencia-ouc
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Pesquisar