Mapas do sistema de alertas hidrológicos da bacia do rio Doce estão disponíveis para acesso

Trabalho desenvolvido pela Profill pode ser acessado na internet

A Profill, em consórcio com as empresas Acqua Projetos e Flivial, desenvolveu importante estudo de simulação matemática para previsão de vazões e níveis na bacia hidrográfica do rio Doce, através de contrato firmado com a AGEdoce – filial de Governador Valadares da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce).

O trabalho finalizado em 2024 teve seus mapas com as machas de inundação divulgadas no site do Sistema Geológico Brasileiro (SGB).

Mapas com manchas de inundação

Os mapas de manchas de inundação são uma continuidade dos Sistemas de Alertas Hidrológicos, pois abrangem o conceito de medidas não estruturais. Esses mapas possibilitam delimitar as áreas atingidas, demarcadas em campo após uma inundação e/ou previstas por um modelo hidráulico, associadas às vazões e cotas do rio.

Esses mapas podem ser utilizados como ferramentas de planejamento urbano e como incremento ao sistema de alerta, que, em função dos resultados de previsão das cotas de inundação, permite avisar autoridades, Defesa Civil e, quando pertinente, a população em geral sobre as áreas a serem atingidas pela enchente.

Acesse os mapas no link: https://www.sgb.gov.br/sace/index_manchas_inundacao.php?getbacia=bdoce#

Fonte: Serviço Geológico Brasileiro – SGB

Sidnei Agra, diretor da Profill, destaca a importâncias dessas informações estarem disponíveis para acesso da sociedade, tornando mais transparente e acessível a informação técnica desenvolvida.

Sidnei Agra, Diretor da Profill Engenharia e Ambiente.
Exemplo de mancha de inundação disponível para acesso no site do SGB.
Exemplo de mancha de inundação disponível para acesso no site do SGB.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar