Estudo em andamento pela Profill integra ações do Programa Desassorear RS

Profill realiza batimetria na Bacia do Taquari-Antas

Seguimos avançando com os serviços de levantamento batimétrico do Bloco 2 que compreende os corpos d’água da bacia hidrográfica do Taquari-Antas, incluindo os rios Taquari, Antas, Castelhano, Estrela, Boa Vista, Forqueta, Forquetinha, Jacaré, Guaporé, Carreiro e da Prata, além de seus afluentes.

Levantamento realizado contribuirá com ações de alerta e respostas a eventos climáticos extremos

O levantamento topográfico e batimétrico em execução servirá como dado de entrada para o processamento computacional hidrodinâmico dos cursos d’água presentes nesse bloco e seus afluentes sujeitos a inundações, aprimorando a capacidade de planejamento do uso do solo, bem como a emissão de alertas e a resposta a eventos críticos de ordem hidrológica.

Ao todo, estão previstos aproximadamente 532,50 km de levantamento e 2.201 seções topobatimétricas a serem executadas, com comprimento médio de 241,93 m, sendo a maior seção prevista com 1.640,88 m de extensão e a menor com 29,57 m. Dentre os recursos hídricos a serem mapeados, aproximadamente 70% do esforço está concentrado no trecho do Rio Taquari.

Patrícia Cardoso, diretora técnica da PROFILL, reforça o compromisso da equipe em fornecer uma base técnica robusta para fortalecer os sistemas de alerta e enfrentar eventos hidrológicos críticos no RS.

Diego Silva, Coordenador Técnico de Projeto na Profill Engenharia e Ambiente
Diego Silva, Coordenador Técnico de Projeto na Profill

Segundo Diego, coordenador de projetos na Profill, “até a presente data, cerca de 28% das seções foram levantadas, no trecho inicial do Taquari, e estima-se que até o final de agosto o projeto tenha alcançado 50% de avanço, sempre dependendo, é claro, das condições climáticas e hidrológicas”.

Saiba mais detalhes deste projeto em: https://www.sedur.rs.gov.br/desassorear-rs

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar