Projeto com participação da Profill é destaque em Porto Alegre

Capital discute Operação Urbana Consorciada Nova Ipiranga

No dia 28 de janeiro de 2026, a Prefeitura de Porto Alegre promoveu duas audiências públicas para discutir a Operação Urbana Consorciada (OUC) Nova Ipiranga, iniciativa que prevê um conjunto de intervenções voltadas à transformação urbana sustentável e à recuperação ambiental do Arroio Dilúvio.

Os encontros ocorreram no Auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), no bairro Três Figueiras, e reuniram técnicos, representantes da sociedade civil e moradores interessados.

Durante a manhã foram apresentados e discutidos os estudos urbanísticos, sociais, econômicos, jurídicos, ambientais e de mobilidade, além da minuta do Projeto de Lei que institui a OUC. Já no turno da tarde, o foco esteve na análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos fundamentais para o licenciamento prévio da operação.

As audiências também tiveram transmissão ao vivo pelo canal da SMAMUS no YouTube, ampliando o acesso da população às informações e ao debate.

Profill Engenharia na mídia

Transformação urbana e ambiental

A diretora da Profill, Juliana Tonet, responsável pelos Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) destaca que

A OUC Nova Ipiranga propõe um programa de intervenções ambicioso que indica ações em eixos de melhorias habitacionais para situações de precariedade, mobilidade, infraestrutura de macrodrenagem e saneamento e rede verde azul.

Além das obras mais óbvias, como o parque linear ao longo da Avenida Ipiranga e as ações para a despoluição do Dilúvio, são propostos corredores verdes em vias dentro do perímetro de adesão, nestas ruas, são indicadas a implantação de ciclovias e biovaletas além de ações como acalmamento de tráfego.

As biovaletas são um tipo de Solução Baseada na Natureza que podem ser adaptadas em cidades consolidadas e conectadas ao sistema de drenagem existente. Elas diminuem a velocidade que a água da chuva que escoa para os sistemas principais, reduzindo inundações além de tratar da poluição difusa existente nas vias e que ação filtrante das biovaletas, escoariam para o Dilúvio e Guaíba no momento das chuvas.

Tudo isso, somado a outras ações, contribuem para que a OUC Nova Ipiranga seja uma proposta qualificada e robusta para a melhoria urbana na região.

Sidnei Agra, diretor da Profill e responsável pelos estudos e proposta em saneamento da OUC Nova Ipiranga destaca a participação da Profill no projeto:

A Profill atuou desde a etapa de diagnóstico identificando e quantificando as origens e magnitudes das cargas poluidoras ao Arroio Dilúvio, de modo a apresentar uma proposta adaptada ao contexto verificado e viável, dos pontos de vista ambiental e econômico-financeiro.

A principal proposta para a despoluição, ao menos parcial, do Arroio Dilúvio prevê a coleta em tempo seco, interceptando os esgotos que estão incorretamente ligados a rede de drenagem pluvial, e encaminhando o esgoto coletado para tratamento na ETE Serraria, na Zona Sul de POA, utilizando uma infraestrutura já existente.

Com vigência prevista de 25 anos, a Operação Urbana Consorciada da Nova Ipiranga busca consolidar melhorias duradouras na cidade. Entre as principais propostas estão:

  • Criação de um parque linear ao longo das margens do Arroio Dilúvio.
  • Ações para despoluição do Dilúvio, com investimentos em esgotamento sanitário e drenagem urbana, integrando preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
  • Mudanças nos parâmetros urbanísticos para novos empreendimentos, incentivando maior densidade populacional, expansão das atividades econômicas e simplificação do licenciamento.

Essas medidas têm como objetivo gerar receita para financiar as obras e promover a requalificação ambiental e urbanística da região, bem como promover melhorias nos núcleos com habitações precárias. Com a iniciativa, Porto Alegre poderá construir uma cidade mais resiliente, inclusiva e acessível, alinhando desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

As audiências públicas foram mais um espaço onde população pode conhecer as propostas da Prefeitura, esclarecer suas dúvidas e contribuir antes do envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal.

Mais informações sobre o projeto:

OUC Nova Ipiranga na mídia:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2026/01/nova-ipiranga-recuperar-o-arroio-diluvio-para-transformar-a-cidade-cmkx2jhrd03oj013gf489yw2c.html

https://www.jornaldocomercio.com/colunas/pensar-a-cidade/2026/01/1234970-prefeitura-de-porto-alegre-apresentara-proposta-para-a-avenida-ipiranga-confira-os-links.html

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/audiencia-publica-discute-revitalizacao-da-avenida-ipiranga-e-despoluicao-do-arroio-diluvio-1.1685986

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/prefeitura-apresenta-estudo-e-relatorio-de-impacto-ambiental-para-revitalizacao-da-avenida-ipiranga-1.1686047

https://www.jornaldocomercio.com/colunas/pensar-a-cidade/2026/01/1235097-projeto-nova-ipiranga-em-porto-alegre-e-estimado-em-rs-17-bilhao.htmlhttps://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2026/01/arroio-diluvio-recebe-154-tubulacoes-com-esgoto-e-maioria-da-poluicao-vem-de-bairros-centrais-aponta-estudo-cmkzzgm0b04o401688cgrrg1n.html

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Pesquisar