Vistoria técnica abre caminho para obras e supervisão ambiental pela Profill

Trabalho em campo marca início das ações de supervisão ambiental em Barragem e Eclusa Amarópolis

No dia 15 de outubro, a equipe da Profill Engenharia e Ambiente realizou uma vistoria técnica na Barragem e Eclusa Amarópolis, localizadas na Vila de Santo Amaro do Sul, município de General Câmara/RS. A atividade contou com a presença do corpo técnico do Consórcio Amarópolis, responsável pela elaboração de projetos executivos e pela execução das obras de reforma, recuperação e modernização da estrutura.

A Profill é a responsável pela condução do processo de licenciamento ambiental junto à FEPAM, que resultou na emissão da Licença Prévia e de Instalação para Alteração (LPIA) em fevereiro de 2025. Além disso, a empresa também elabora a Componente Ambiental, conjunto de documentos técnicos que subsidiam o empreendedor — neste caso, o DNIT.

Primeira etapa de reconhecimento

A vistoria realizada correspondeu ao primeiro campo de reconhecimento, etapa fundamental para o atendimento ao novo contrato firmado. O objetivo é garantir a supervisão ambiental e a execução dos programas ambientais durante a fase de obras, prevista para iniciar nos próximos meses.

Importância estratégica das estruturas de Barragem e Eclusa

A Barragem e Eclusa Amarópolis são consideradas estratégicas na hidrovia do Rio Jacuí, sendo o primeiro degrau a ser transposto por embarcações que seguem de jusante para montante, partindo de Porto Alegre ou do Rio Taquari em direção aos portos de atracação do Jacuí.

Com um tráfego anual superior a 8.000 embarcações, trata-se da estrutura com maior movimento sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), desempenhando papel essencial para a logística e o transporte hidroviário da região.

Patrícia Cardoso, Engenheira Civil e Diretora da Profill Engenharia, destaca a importância dos estudos ambientais nos projetos de infraestrutura:

“A atuação da Profill nesse projeto é essencial para garantir que as obras de modernização sejam conduzidas de forma ambientalmente responsável. O trabalho da equipe envolve a identificação dos impactos ambientais decorrentes das intervenções, bem como a elaboração e execução de programas ambientais voltados à proteção dos recursos naturais, à gestão adequada dos resíduos e à conservação da fauna e flora locais.”

Profill Engenharia Vistoria Técnica
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar